CódigodeConduta.org

elevando a consciência ética nas organizações

início
quem somos
ética & moral
código de conduta
o que fazemos
como fazemos
Pesquisa de Conduta
artigos
parceiros
cadastre-se
O Código de Conduta, também conhecido equivocadamente como “Código de Ética” deve ser um instrumento capaz de trazer a discussão e reflexão ética para agenda do dia a dia de uma organização. Para isso ele deve ser construído de forma que se torne um conceito “vivo” na cabeça de todos envolvidos. Se ele for construído de forma normativa e/ou jurídica, acabará escondido em algum canto da gaveta, e só será utilizado quando as “ocorrências” contrárias ao código virem a tona.

A sensação que temos é que quem constrói o código de conduta na organização segue, na maioria da vezes, o que já está escrito e previsto nas leis criminais, civis, comerciais e trabalhistas. É mais um instrumento trabalhista para livrar a organização de brechas no cipoal de leis, do que um incentivador de uma consciência ética. Não há uma narrativa filosófica e motivadora porque não é construído por filósofos e sim por técnicos e burocratas.

É só pegar um código e ler para perceber que quase todos eles proíbem, não permitem, não isso, não aquilo, etc e tal. O viés de elaboração segue um conjunto de proibições de coisas que não devem ser feitas (a maioria já previstas nas leis) do que um conjunto de ideias que incentivam a prática e reflexão de ações virtuosas para o indivíduo e para o mundo. 

Em 90% dos casos são considerados um amontoados de regras complexas que, no fundo, visam apenas proteger os acionistas. É um documento sem graça e nada inspirador. Por isso vai para gaveta e lá fica esquecido.

 

O Código de Conduta é fundamental em uma organização quando ele se encontra “vivo”, motivador e serve como base para discussão e reflexão ética. Para isso a organização deve ter a cultura da criação de uma Agenda Ética, em que um dos itens é a discussão dos dilemas do dia a dia, com base no Código de Conduta. Só assim este importante instrumento poderá ser útil – com o propósito de elevar a consciência de todos.
Código de Conduta. Todos os direitos são reservados - 2013.