CódigodeConduta.org

elevando a consciência ética nas organizações

início
quem somos
ética & moral
código de conduta
o que fazemos
como fazemos
Pesquisa de Conduta
artigos
parceiros
cadastre-se
Há uma diferença filosófica e fundamental entre ética e moral. A ética trata do bem/mal universal e a moral do certo/errado particular.

A origem da palavra ética vem do grego: êthos/éthos que, quando grafado com a vogal “ê” (eta) longo, ήθος – tem o sentido de “propriedade do caráter”. Quando grafado com vogal breve “é” (epsilon) ἔθος – tem o sentido de “costume”. Esse último (costume) foi a tradução feita para o latim como “Moris e/ou Morales” que definimos hoje como moral. 

Portanto há uma diferença, do ponto de vista filosófico, entre um e outro, que não somente semântica.

Ética: de caráter universal, trata do estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal.

Moral: é o conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer para uma pessoa ou grupo de pessoas, em relação as suas ações concretas, ao seus comportamentos e atitudes para si e para o outro.

 

Em função destas definições filosóficas é impossível falarmos na existência e/ou construção de um Código de Ética. Se a ética é universal, não podemos particularizá-la. O que podemos construir, na verdade, é um Código de Conduta ou Código Moral. Esse sim serve para nortear ações dos indivíduos seja em uma organização, em classes profissionais ou em um país.
Código de Conduta. Todos os direitos são reservados - 2013.